O planejamento de um canteiro de obras pode ser definido como o planejamento do layout e da logística das suas instalações provisórias, instalações de segurança e sistema de movimentação e armazenamento de materiais. O planejamento do layout envolve a definição do arranjo físico de trabalhadores, materiais, equipamentos, áreas de trabalho e de estocagem.

 

De outra parte, o planejamento logístico estabelece as condições de infra-estrutura para o desenvolvimento do processo produtivo, definindo, por exemplo, as condições de armazenamento e transporte de cada material, a tipologia das instalações provisórias, o mobiliário dos escritórios ou as instalações de segurança de uma serra circular.

 

O processo de planejamento do canteiro visa a obter a melhor utilização do espaço físico disponível, de forma a possibilitar que homens e máquinas trabalhem com segurança e eficiência, principalmente através da minimização das movimentações de materiais, componentes e mão-de-obra reduzindo os custos da Obra.

Objetivos:

Cuidado com os aspectos visuais do canteiro, que inclui a limpeza e impacto positivo perante funcionários e clientes.

 

Não seria exagero afirmar que um cliente, na dúvida entre dois apartamentos (de obras diferentes) que o satisfaçam plenamente, decida comprar aquele do canteiro mais organizado, uma vez que este pode induzir uma maior confiança em relação a qualidade da obra.

 

  • Redução de perdas na descarga, na estocagem e na movimentação interna;
  • Minimizar distâncias de transporte;
  • Minimizar tempos de movimentação de pessoal e materiais;
  • Evitar obstruções ao movimento de materiais e equipamentos;
  • Aumento na produtividade dos serventes;
  • Redução dos ciclos de trabalho;
  • Redução nas horas extras compensatórias;
  • Aumento na organização e conscientização.

 

Construção Civil


Planejamento

Desenvolvimento de metodologias de trabalho:
O desenvolvimento da Metodologia é o estudo dos métodos e ferramentas a serem aplicadas no processo de construção da obra. E etapas a seguir num determinado processo.

Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.

 

    • Recebimento
    • Estocagem
    • Distribuição
    • Resíduos
    • Gestão

 

Implantação / Treinamentos
Mediante o desenvolvimento das Metodologias de trabalho é realizado um trabalho de colocar em prática tudo aquilo conforme o planejamento, sendo ele através de treinamentos ou de acompanhamento em campo gerindo ações para possíveis desvios operacionais.

 

Treinamentos:
O treinamento ocorre nas próprias instalações da empresa, em situações normais de trabalho, com ferramentas, máquinas, documentos e outros materiais que o treinando irá utilizar em suas atividades laborais cotidianas.

 

Acompanhamento
Atualização de layout:
A atualização do layout acontece conforme o andamento da obra ajustando então as movimentações e estoques conforme a necessidade, é um dos trabalhos mais importantes, pois é através dele que a obra irá se movimentar.

 

Auditoria:

Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.